quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Morre o Maestro Zé Menezes

Faleceu, no início da manhã desta quarta-feira (13), o maestro José Menezes, aos 90 anos. O músico, que tem uma história dedicada ao frevo, sofria de câncer e estava internado no Hospital Memorial São José, na Ilha do Leite, área central do Recife. O sepultamento de José Menezes está marcado para as 15 h desta quarta-feira, no Cemitério Parque das Flores, no Sancho, Zona Oeste da capital.

Maestro Zé Menezes. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Maestro Zé Menezes. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

No início do ano, publiquei uma notícia sobre os 60 anos do primeiro Frevo-Canção da Rozenblit, da autoria do agora saudoso Zé Menezes, um dos maiores compositores do cancioneiro de Carnaval de Pernambuco, tendo composto canções como "Boneca" (disco de estreia de Claudionor Germano), "Tá Faltando Alguém" e "Ingratidão".

José Xavier Menezes nasceu em Nazaré da Mata, em 1923, e transferiu-se para o Recife em 1943, onde iniciou sua carreira musical. Filho de músico amador, começou a tocar trompa aos 9 anos, integrou a primeira banda aos 13 e mudou-se para o Recife aos 17, a fim de aprimorar os conhecimentos musicais. Na capital pernambucana, viveu o auge do carnaval de clube, animado por orquestras de frevo e frequentado pela alta sociedade em traje a rigor ou com fantasia.

Menezes comandou o palco do clube Internacional por 13 anos e o do Português por 18. Entre os amigos, outros ícones do frevo, como os maestros Duda, Clóvis Pereira e Nelson Ferreira, que o convidou para ser regente da Rádio Clube de Pernambuco. O músico exerceu o cargo por cinco anos e ganhou o apelido de Rei do Papo.

“Ele conversa muito e não deixa ninguém falar. Só quem fala é ele. Onde ele pisa, a grama morre, porque ele não sai dali, falando, falando…”, diz o radialista Aldemar Paiva, parceiro no frevo-canção "Boneca", primeira gravação da Rozenblit, em 1953.

Gravou cerca de 120 canções, entre frevos de rua, canção e de bloco. Zé Menezes foi um dos fundadores da Academia Pernambucana de Música e foi o principal homenageado no I Festival do Frevo da Humanidade, realizado em outubro, no Parque Dona Lindu.

Fica aqui um preito de saudade de um dos grandes nomes da cultura musical de Pernambuco...

Fontes: http://www.diariodepernambuco.com.br/
            http://ne10.uol.com.br/
            http://jconline.ne10.uol.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário