domingo, 17 de novembro de 2013

Encontro dos Gonzaguianos em Caruaru

Nesse último dia 16/11 houve a realização do Encontro dos Gonzaguianos que ocorre todos os anos aqui em Caruaru - e a qual participei pela 1ª vez - no Espaço Cultural Asa Branca do Agreste, uma Casa-museu situada na Vila Kennedy, do nosso amigo pesquisador e poeta Luiz Ferreira, onde reuniram-se diversas personalidades locais - colecionadores, pesquisadores, radialistas e comunicadores em geral - visando a divulgação da obra de Luiz Gonzaga (1912-1989), o maior expoente da música nordestina do Brasil.



Também houveram algumas representações de entidades, como a ACACCIL (Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras) representada pelo acadêmico Emanuel Leite, único membro presente à solenidade e nosso amigo Severino Melo, com a Dra. Gilda Oliveira, representando o Ateliê Literário e o amigo José Nobre, da Rádio Gonzagão on line.

 
 
 
*Fotos do Interior da Casa-Museu

Foram distribuídos gratuitamente literatura de cordel, de autoria do prof. Ivaldo Batista e houve apresentação de grupos pé-de serra e sanfoneiros locais - sendo essa nossa recepção bem nordestina e a cargo do anfitrião da festa.


*O anfitrião da festa (Sr. Luiz Ferreira) e eu

 
 
 
*Entrega de Literatura de Cordel, Apresentação de Trio pé-de-serra e Encontro com os Amigos


*Mauro "Maniçoba" (sanfoneiro) e Eu

Houve também o lançamento do livro "Zé Clementino: O “matuto” que devolveu o trono ao Rei", de autoria do jornalista e professor Jurani O. Clementino. A obra já foi lançada no dia 16 de agosto no Café e Poesia do Museu Assis Chateaubriand (MAC/UEPB) e contou com uma apresentação da obra e do autor, feita pelo coordenador de Arte e Cultura do Centro Artístico-Cultural da UEPB, Sérgio Simplício.


*Livro e Autor - Lançamento em Pernambuco se deu aqui.

O livro também foi lançado na cidade de Várzea Alegre (CE). A solenidade de lançamento ocorreu no dia 24 de durante a programação da festa do padroeiro São Raimundo. No mês de outubro (25/10), a obra foi encontrada na Feira Literária de Boqueirão/PB – Flibo; em novembro (04/11) e na V Semana de Publicidade e propaganda do Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (CESREI), em Campina Grande. Já no mês de dezembro estão previstos lançamentos em São Bernardo do Campo/SP (01/12) e EXU-PE (13/12).

A obra é resultado da grande admiração do autor, Jurani O. Clementino pelo primo distante, o compositor Zé Clementino. Autor de grandes sucessos interpretados por Luiz Gonzaga, Zé Clementino pode ser considerado como um sensível cronista da vida do Nordeste. Compôs clássicos como “Xote dos cabeludos”, “Sou do banco”, “Capim novo” e “O jumento é nosso irmão”. A imaginação criativa do poeta produziu versos matutos que retratavam o dia a dia do homem nordestino.

O encontro terminou no começo da noite. Parabéns ao amigo Luiz Ferreira pela iniciativa e que venham muitos outros encontros...

Visite: http://www.radiogonzagao.com.br/

Um comentário:

  1. Um encontro desses é sem dúvida uma referência, um modelo para tantos que poderiam contribuir para nossa cultura ser preservada.

    ResponderExcluir