terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Selo RCA Victor - Um dos Mais Populares do Mundo

SOBRE A GRAVADORA E SUAS ORIGENS

A RCA Victor foi o nome adotado após a fusão de duas empresas, a saber a Victor, anteriormente chamada de Victor Talking Machine Company, fundada em 1900, cujo logotipo já trazia o famoso "Nipper" olhando para o gramofone, com o lema "His Master's Voice", ou "A Voz do Dono" e a Radio Corporation of America (RCA), fundada em 1929, uma empresa pioneira no setor de telecomunicações nos Estados Unidos.

*Nipper olhando atentamente à "Voz do dono"...

No Brasil, chegou com o advento dos discos elétricos. Os primeiros, prensados pela Odeon em 1927 e, em seguida, várias etiquetas entraram na concorrência - RCA Victor em 1929, Columbia também em 1929, Parlophon, como subsidiária da Odeon em 1928 e Brunswick em 1930.

Aqui, o que mais vendeu pela etiqueta RCA Victor foi Nelson Gonçalves, que ficou na gravadora de 1941, início de sua carreira até sua morte em 1998, sendo o único brasileiro a ganhar o Prêmio Nipper, cedido a o artista que perdurar na gravadora por, pelo menos 50 anos seguidos. Somente outro grande cantor foi agraciado com esse prêmio no mundo: Elvis Presley. Ou seja, apenas dois prêmios desse no mundo!!!


*Nelson Gonçalves (1919-1998)


*Logomarca da RCA, usada desde sua fundação

Em 1987, a RCA Victor foi vendida ao grupo alemão Bertelsmann, a BMG, passando a se chamar BMG/Ariola (por um breve período em 1987 foi denominada RCA/Ariola) e mais tarde BMG. Em 2004, houve a fusão da BMG com a gravadora japonesa Sony Music, formando assim a Sony BMG. Em 2008, o grupo Bertelsmann vendeu sua parte à Sony Music, que rebatizou a Sony BMG apenas como Sony Music.



*Último tipo de selo utilizado nos 78 rpm da RCA no Brasil*

*Fonte; Collector's

Nenhum comentário:

Postar um comentário