terça-feira, 9 de setembro de 2014

Brasil Perde Miltinho

Mais um grande nome de nossa música nos deixa. Morreu no último dia 7 aos 86 anos, Milton Santos de Almeida, conhecido como Miltinho. Nas décadas de 40 integrou diversos grupos vocais: Cancioneiros do Luar, Namorados da Lua, Anjos do Inferno (que chegou a viajar aos Estados Unidos acompanhando Carmen Miranda), Quatro Ases e Um Coringa, Milionários do Ritmo. Em 1960 lançou seu primeiro disco solo, "Um Novo Astro", iniciando uma carreira de enorme sucesso no início da década, marcada pela sua voz anasalada, afeita aos sambas de teleco-teco e às canções românticas.

Com a música “Mulher de 30”, Miltinho ganhou o reconhecimento do público. Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época.

O sambista também animou carnavais com marchinhas como "Nós os carecas". No aniversário de 70 anos, em 1998, lançou o CD "Miltinho Convida", com elenco de alguns de seus aprendizes confessos, como João Nogueira, João Bosco, Luiz Melodia, Chico Buarque, entre outros. Já gravou também com Zeca Pagodinho, Elza Soares, Martinho da Vila, Ed Motta e Mariana Baltar. Como intérprete, lançou João Nogueira e Luiz Ayrão.


Um dos grandes nomes do samba e conhecido por vários sucessos nos anos 60, como a música "Mulher de 30", Miltinho marcou presença em vários programas de televisão e foi estrela do carnaval brasileiro, conhecido como o "Rei do Ritmo".

E ao que parece, ele não gostava muito de títulos. "Eu não sou astro de coisa nenhuma. Sou apenas um mero cantor de samba", afirmou ele em entrevista exibida no documentário "No tempo do Miltinho" (2008), de André Weller. Ainda em 1998, ocasião em que completou 70 anos de idade, lançou o disco "Miltinho Convida" com a participação de várias figuras da música brasileira como Chico Buarque, João Nogueira e João Bosco.

De acordo com sua filha, Sandra Vergara, Miltinho não fazia apresentações há quatro anos, desde que foi diagnosticado com a doença de Alzheimer.


Fontes: http://www.diario24horas.com.br/noticia/34735-falece-miltinho-icone-do-samba-dos-anos-                  60-aos-86-anos-de-idade#ixzz3CsRm4ZYC
             http://g1.globo.com/